Eira de Lamelas


    A Eira de Lamelas é um rochedo de grandes dimensões situado numa zona aplanada do pinhal de Lamelas, na freguesia de Ribeira de Pena, que possui toda a sua extensão coberta de símbolos gravados na rocha.

    Estas gravuras rupestres são compostas por cruzes, formas geométricas, linhas e covinhas.

    Estas figuras terão sido gravadas em épocas diferentes desde o neolítico, há cerca de 5000 anos, e dão um significado místico e religioso a este local. Há também quem veja nestas gravuras uma forma primitiva de escrita dos povos atlânticos.

    Os símbolos apresentados remetem-nos para o culto do sol e das estrelas associado aos cultos agrários, numa época em que o Homem começa a praticar a agricultura e desenvolve um culto à fertilidade. 

    Segundo evidências encontradas, foi um local de rituais e um santuário pré-histórico onde ocorriam as festividades do equinócio e do solstício. Tal é indicado pelas marcas circulares que apresenta, que serviam para suportar traves de madeira e pela existência de uma fossa oval possivelmente associada a estes rituais. 

    Reza a lenda que neste local existe um tesouro escondido composto por uma grade, um arado e um timão de ouro. Para que esse tesouro seja revelado, é preciso um cordeiro negro, um livro de São Cipriano e uma noite de lua cheia ou lua nova. Para realizar este ritual é necessário ler o livro de São Cipriano ao contrário (de trás para a frente) e matar o cordeiro negro. E o tesouro será aparece!

    A Eira de lamelas está classificada como Imóvel de Interesse Público.

    Acesso: Por caminho florestal, a partir do Parque de Lazer de Lamelas, na segunda bifurcação à direita, a cerca de 100 metros. Localização da Eira de Lamelas (Google Maps))